• Casa Marta e Maria

      • 01/03/2011
      • HISTÓRICO

        A Casa Marta e Maria fundada e mantida pela Comunidade Católica Arca da Aliança desde 29 de Outubro de 1996, surgiu de uma experiência de ida às ruas para anunciar Jesus Cristo e seu evangelho, servindo uma pequena refeição noturna para moradores de rua a pedido da igreja local na pessoa de Dom Orlando Brandes, bispo diocesano. Mais tarde deu-se origem ao “Albergue” Marta e Maria, inclusive com parcerias com o poder público e outras entidades afins.
        A Casa Marta e Maria atende pessoas e famílias em situação de risco, vulnerabilidade social, perda ou fragilidade de vínculos afetivos, pertencimento ou sociabilidade, pessoas que vem a Joinville para procurar emprego, parentes, regularizar documentos, egressos do presídio ou estão em tratamento de saúde. Estas pessoas são encaminhadas tanto por entidades governamentais como por não governamentais inclusive de outros municípios e estados.
        É realizado atividades socioeducativas e um Grupo de Apoio, que tem por objetivo a recuperação, evangelização e reintegração social dos usuários do serviço.
        O atendimento mensal é de aproximadamente 300 pernoites, incluindo o banho, café da manhã, almoço (nos finais de semana), janta, ceia e doação de roupas.

        OBJETIVO

        Acolher e garantir proteção integral à pessoas e famílias que se encontrem com vínculos familiares fragilizados, que não residam em Joinville, proporcionando um atendimento humanitário e qualificado.

        MISSÃO

        Acolher e orientar as pessoas atendidas à luz do evangelho e da missão própria da Comunidade Arca da Aliança, a fim de fortalecer seus vínculos afetivos e familiares para que consigam reencontrar seus projetos de vida.

        META

        Atendimento ininterrupto 24h, 365 dias/ano.
        16 vagas Masculinas;
        6 vagas Femininas/crianças;

        PÚBLICO ATENDIDO

        Pessoas ou famílias com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, pessoas em situação de rua, migrantes em trânsito no município, pessoas egressas do presídio, desde que não tenham residência em Joinville.

        NOSSOS SERVIÇOS 

        – Acolhimento Provisório;
        – Atendimento do Serviço Social;
        – Atividades sócio-educativas e grupo de apoio;
        – Busca ativa de familiares;
        – Trabalho em rede social e encaminhamentos;
        – Acesso à cultura e lazer;
        – Acesso à programas de capacitação profissional e mercado de trabalho;
        – Serviço Voluntário.

        ROTINA DE ATENDIMENTO

        A permanência na casa é estabelecida conforme a necessidade de cada pessoa, mediante avaliação do Serviço Social e do plano de atendimento com o usuário. Após o atendimento e acolhimento do usuário na instituição, o mesmo somente poderá retornar para novo atendimento após 6 meses.
        O acolhimento é totalmente gratuito para o usuário, não podendo, em hipótese alguma, ser cobrado qualquer valor ou prestação de serviços.

        Rotina de acolhimento:
        – A admissão do usuário na casa pode ocorrer a qualquer horário, sendo realizado o cadastro informatizado, em sistema próprio da instituição, inclusive com foto.
        – O cadastro é realizado mediante apresentação de documento original ou boletim de ocorrência (Atualizado).
        – O Atendimento Social é realizado no primeiro horário do dia útil subseqüente à admissão.
        – Os acolhidos terão acesso a banho, doação de roupas (quando necessário), pernoites, café da manhã, jantar e ceia. Nos finais de semana receberão almoço na própria instituição.
        – Após o café da manhã os acolhidos serão encaminhados a rede sócio-assistencial, para atividades que colaborem para a solução de suas demandas pessoais e sociais.
        – O desligamento do usuário acorre após ter sido concluído o plano de atendimento estabelecido na sua admissão.

        EQUIPE

        A equipe da Casa Marta e Maria é composta por: Coordenador, Recepcionista / Motorista, Assistente Social, Serviços Gerais, Plantonista Noturno, Atendente de Bazar e aproximadamente 60 voluntários.
        Leia mais aqui myessayhelp

        RECURSOS

        Para realizar este trabalho contamos com a providência divina, que acontece através de amigos e benfeitores que nos dão suporte através de doações financeiras, alimentos, material de higiene e limpeza e roupas. Contamos com um bazar que vende peças de roupas a um valor simbólico, em prol da manutenção da casa.

        BAZAR DA PROVIDÊNCIA

        Toda a doação que chega até a Casa Marta e Maria é selecionada, onde é destinada a Casa Mãe, Casa Marta e Maria e ao Bazar. No bazar é vendido tudo a um preço simbólico, que é utilizado na manutenção da Casa Marta e Maria. Priorizamos as roupas masculinas, pois é a maior necessidade para os usuários da casa.

        VOLUNTÁRIOS DO BAZAR

        Ajudam a selecionar as doações sempre visando selecionar as melhores roupas para os usuários da Casa Marta e Maria, consagrados de vida da Comunidade Arca da Aliança e Bazar. Cada voluntário em nossa casa fica meia hora em adoração à Jesus Eucarístico pois o nosso fazer é uma extensão do nosso ser.

        CONTATO/DOAÇÕES

        Rua Urussanga, 545 Bairro: Bucarein – Joinville/SC
        Fone: (47)3433-9894 / (47)9971-2435
        E-mail: casamartaemaria@arcadaalianca.com.br

        print

        Comentários

        Comentários

      Compartilhe


    • Meta Mensal Joinville

      Confira aqui o percentual de arrecadação em 2016:


      Restam 19 dias para o final da campanha.

      Clique aqui e saiba como ajudar »

    • Banner Liturgia