• Grupos de Comunhão

      • 03/03/2011
      • HISTÓRICO

        Os grupos de comunhão surgiram para atender amigos da Arca da Aliança que comungam do carisma ser “Presença de Deus”, mas sem sair da cidade onde mora. O primeiro grupo de comunhão começou em Criciúma, onde a missão de Florianópolis, na época, era coordenada por Maria Isolina. Pregavam retiros, encontros naquela região, e foram surgindo vocações e amigos da Comunidade que desejavam viver o Carisma e beber desta fonte. Porém, a distância os impedia de estar periodicamente em nossas casas.

        Todas às vezes que os irmãos da casa de Missão de Florianópolis iam fazer missão naquela região, reunia-se os amigos da Comunidade para rezar e partilhar. Começaram a surgir as vocações não só em Criciúma, mas em outras cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tomamos como propósito para 2008 ampliar os grupos de comunhão e recomeçamos visitando cidades aonde temos amigos e vocações da Comunidade: Canto Grande – Bombinhas/SC, Itajaí/SC, Navegantes/SC, Florianópolis/SC, Criciúma/SC, Laguna/SC, Lagoa Vermelha/RS.

        No dia 16 de fevereiro de 2008 fizemos nosso primeiro encontro em Criciúma, e a partir dali não paramos mais, nos reunimos mensalmente ou bimestralmente nas casas dos membros do Grupo de Comunhão. É uma noite reservada para a oração, reavivamento, partilha e também acontece a formação e o direcionamento da comunidade partindo da Palavra do Fundador em sua carta mensal. Temos uma apostila própria para esses membros com as orações e jaculatórias da Comunidade, compromissos. “Deus nos fez um Carisma, um dom particular para a Igreja e dele queremos partilhar com o maior número possível de irmãos, para que a Presença d’ Ele seja mais forte e operosa na vida e nos corações de tantos homens e mulheres que vivem sem sentido e afastados d’Ele”. (RVA)

        Um outro passo importante foi a criação de grupos de comunhão em Minas Gerais, na região norte , onde a comunidade tem sua casa de missão. No ano de 2010 iniciamos o trabalho, e hoje já contamos com mais 6 grupos espalhados nessa região, reunindo em média 200 pessoas que participam da Arca por meio desse vínculo de comunhão.

        O ser comunhão com a Arca, com esse carisma, é um chamado, uma vocação. Para os que se sentem ou não, chamados a uma consagração na comunidade, como membros de vida e ou de aliança, mas desejam beber da fonte deste carisma, oferecemos nossa espiritualidade e você é convidado a ser presença conosco, assim seremos esta aliança de reparação, para restaurar a aliança de amizade do homem com Deus e dos homens entre si, como almas reparadoras.

        OBJETIVO

        Está claro para nós que a comunhão mantém as pessoas unidas, mesmo na distância, nossa co-fundadora costuma dizer que a intimidade gera proximidade e não o contrário.
        E os grupos de comunhão são a prova de que isso é real. Essas pessoas são um grande testemunho de fidelidade ao carisma. Um grupo constituído de casais com seus filhos, jovens, adolescentes, idosos, enfim. Mas todos eles com desejo profundo de conforme suas possibilidades, e estado de vida, viverem a pertença a este carisma. Desse trabalho, acabam surgindo vocações para comunidade de vida e aliança, e também aqueles que decidem ser Arca em sua cidade, e lá representam muito bem a comunidade, em eventos, grupos de oração e paróquias.

        Desse vínculo de amizade, quando ainda não tínhamos dimensão dos grupos de comunhão, surgiram nossas casas de missão, em Blumenau e Montes Claros. Por isso percebemos que de um forte grupo de comunhão pose surgir mais uma frente de missão para a Arca da Aliança, assim vamos alastrando nosso carisma.

        ONDE OCORRE

        Em Santa Catarina estamos em Florianópolis, Criciúma, Bombinhas, Camboriú e Itajaí. E ainda neste ano, daremos início em São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Esses são grupos que a Casa Mãe da comunidade é responsável.

        A casa de Blumenau estará iniciando este ano o trabalho nas seguintes cidades: Timbó, Gaspar e Navegantes.

        Em Montes Claros são 6 grupos, dentre estes 3 pertencem a diocese de Araçuaí, os de Turmalina, Poço Dantas e Barreiros, na arquidiocese de Montes Claros são: Rubelita, Salinas e Nova Esperança.

        Estamos representados pelos grupos de comunhão em 6 dioceses.

        COMO PARTICIPAR

        Cada grupo tem um representante local, e um coordenador que é consagrado da comunidade. Esses representantes é que fazem os contatos, e organizam os encontros que acontecem nas casas dos membros do grupo de comunhão.
        Além desses encontros, promovemos eventos nessas cidades , organizados pelo próprio grupo de comunhão.

        Aqui , em breve iremos disponibilizar os contatos desses coordenadores nas cidades e também dos responsáveis nas casas da comunidade, juntamente com seus respectivos e mails.

        Na casa mãe, há uma acessória geral para os Grupos de Comunhão, com Cristiane Liberato, consagrada da Comunidade. Para maiores informações ou até sugestões de que aconteça na sua cidade um grupo assim entre em contato conosco no e mail grupodecomunhaojvl@arcadaalianca.com.br ou no fone (47) 3466-0515 no período da tarde.

        print

        Comentários

        Comentários

      Compartilhe


    • Meta Mensal Joinville

      Confira aqui o percentual de arrecadação em 2016:


      Restam 19 dias para o final da campanha.

      Clique aqui e saiba como ajudar »

    • Banner Liturgia